quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Considerações Veterinárias Sérias sobre o "Shampoo Bomba"


Olá pessoal!
Há algum tempo tenho visto muitas meninas MESMO, falando sobre o tal shampoo bomba...incentivando seu uso, dizendo que faz o cabelo crescer rapidamente...que da brilho...que isso e aquilo...
Como Médica Veterinária (também), sabendo que isso é mito, por motivos que vou enumerar em seguida, entrei em contato com a BRAVET, empresa que fabrica o Monovin A (Componente chave do Shampoo Bomba) e acho que vocês vão ficar realmente admirados com a resposta deles sobre essa prática!

Em primeiro lugar, para quem ainda não sabe, o Monovin A, é um MEDICAMENTO INJETÁVEL para ANIMAIS. Já começamos bem, né?!

Como todo medicamento, seu uso deve ser feito seguindo a bula, que contém todas as informações, inclusive o local de aplicação (uso tópico - na pele, uso oral - ingestão, injetável - muscular, intravenoso - diretamente nos vasos)! Cada medicamento, vem misturado a componentes denominados "veículos", que fazem com que o produto que deve ser aproveitado (no caso, a vitamina A), chegue ao destino, seja "processada" pelo organismo, metabolizada e transformada no modo aproveitável do produto/medicamento!
Logo, um medicamento que tem um veículo próprio para ser absorvido e transformado após ser INJETADO, não vai funcionar por uso tópico (passando no cabelo), muito menos quando misturado a outro produto com pH diferente do medicamento, componentes que podem anular ou modificar o efeito do produto original e por ai vai!

Bem, entrei em contato com a empresa BRAVET, como Médica Veterinária e não como blogueira, como citei no começo do post e eis a resposta que obtive via e-mail:

"Prezada Dra. Jessica,

Em atendimento aos seus questionamentos, a respeito da utilização do produto MONOVIN A, em humanos, o Laboratório BRAVET esclarece:

O produto MONOVIN A é destinado exclusivamente para uso veterinário, portanto, a sua segurança e eficácia foi testada somente em animais, sendo assim, o mesmo não está destinado para uso em seres humanos.

Não existem testes realizados em serem humanos que comprovem a eficácia do produto para o crescimento dos cabelos.

O produto MONOVIN A, não está indicado exclusivamente para uso em cavalos. O mesmo tem indicação para outras espécies: bovinos, suínos, ovinos, cães e gatos.
Em anexo, encaminhamos a bula do MONOVIN A, para que possa obter mais informações sobre o produto.
Conforme pode ser observado, o produto não tem indicação para crescimento da crina do cavalo.

Muito obrigada pela sua atenção.

Atenciosamente,

Laboratório Bravet Ltda.
SAC: 0800 0251622​"

Agora vamos analisar a bula:

A fórmula contém:

2.000.000 UI de vitamina A
20,000 mL de de ÓLEO DE AMENDOIM NEUTRO

Então, amores...o que dá brilho ao seu cabelo após o uso desse produto no seu shampoo, não é a vitamina A e sim, o ÓLEO DE AMENDOIM! Sobre o crescimento... a vitamina A não faz seu cabelo crescer... o complexo responsável por isso em grande parte, é o B!

O uso de vitamina A deste medicamento, é indicado para tratamento de baixa ou inexistente quantidade de vitamina A no organismo de determinado animal! Influencia no tratamento de afeccções oculares, transtornos nervosos, esterilidade e afecções cutâneas!

Como podem ver, não tem NADA destinado ao tratamento da crina ou que faça pelagem crescer..Sendo assim, vamos usar a cabeça e parar de seguir modas sem fundamento! Antes de aplicar um produto que você ouviu alguém dizer que é bom, pesquise seus efeitos, para qual uso REAL ele é destinado, se foi testado em seres humanos, efeitos colaterais... não seja a louca da internet que faz tudo que vê os outros fazendo! 

Em resumo, o shampoo bomba não tem efeito algum no seu cabelo, além do efeito provocado pelo uso de QUALQUER silicone ou óleo para cabelo! QUALQUER máscara capilar...

Se você realmente quiser algo sério para o cabelo crescer, vá ao dermatologista, peça a ele uma indicação segura! Investigue se seu consumo de vitaminas diárias está correto, pois caso não esteja, você encontrará a razão do seu cabelo não estar crescendo como você gostaria, e ai sim, fará um tratamento adequado e funcional!

Beijo!
Postar um comentário