sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Diário de Emagrecimento - A importância de se traçar Metas

Oláaaa pessoal!
Tudo bem?
Quem me acompanha pelo Instagram e pelo Youtube, viu que conclui minha meta 26/26!
Vim falar um pouquinho de forma simplificada sobre essa meta...e sobre outras coisas que acho que cabem nesse post!

Voltando ao começo resumido da história, eu fui sedentária e pesei 71 kg até meus 19 anos...aos 19, em plena faculdade de Medicina Veterinária, tive uma crise de cálculo renal...e nossa, passei a ir ao hospital pelo menos uma vez a cada dois meses...a dor era tanta que aos poucos fui parando de comer (para quem não sabe, a dor faz com que você não sinta vontade ou sinta pouca vontade de comer...quem tem bichinho de estimação em casa já viu isso...quando eles param de comer, você logo percebe que algo está errado)! Com isso, obviamente, comecei a perder peso rápido...e com isso, fiquei motivada a começar a me exercitar...
O problema foi que fiz tudo sem supervisão...retirei todos os carboidratos...só deixei proteínas, verduras, legumes e frutas! Só bebia água!
Parece bem saudável...mas não é...tanto é que uma parte do meu cabelo caiu...beeeem na frente...na franja...então ficava aquele buraco chato!
Seguia uma rotina de malhação de segunda a segunda, duas horas diárias...e essa alimentação restrita...
Alcancei 50kg em 3 meses...massss...com os 50 kg vieram os arrependimentos...
Ganhei uma lesão no joelho esquerdo...tendinite na junção de três ligamentos...ganhei um bloqueio em relação a alimentação...quem já foi gordo sabe...muita gente critica...mas só quem realmente é ex gordo sabe o que é o medo de comer normalmente e voltar a engordar...só quem sofreu com as piadas dos coleguinhas de escola a vida toda, sabe do que estou falando!

Bem, segunda fase da história...durante esse episódio, eu morava em Goiás...onde eu fazia faculdade!
Um belo dia, no décimo período da facul, mudei para o Espírito Santo...sim...grande mudança física, grande mudança psicológica...época tensa....tcc e estágio...já viu, né?!

Não engordei...massss...o tempo de malhar se tornou inexistente, era só trabalho (estágio) e tcc...as poucas horas de folga...pertenciam ao sono!
Perdi com isso, aquele hábito frenético de malhar direto! Voltei a comer melhor...

Terceira fase da história...Muita coisa mudou na minha vida nos ultimos anos...passei por muita coisa...algumas boas, algumas dolorosas, algumas que me fizeram passar um tempo triste....aquele tempo que você acaba ocupando com comida e nenhum exercício...sabe?

Então...cheguei a 63kg...isso em julho de 2014! Pois é...aquele esforço tooooodo, foi embora!
Foi aí que parei para pensar...nossa...como cheguei nisso outra vez...consegui entender meus pontos...e veio a grande "sacada"...TRAÇAR UMA META.



Por que traçar UMA meta?

Porque se você não tiver uma...não vai poder ter duas...três...nem infinitas...a primeira meta é aquela que te da ou não a motivação que você precisa!

Minha primeira meta foi concluir 26 dias de exercícios físicos e dieta diretos...26 dias pois em agosto completei 26 anos! Foi o número que me cativou!

Contei muito com a ajuda dos amigos me mandando palavras de incentivo! Quando eu cansei, quando estava naquele dia de...putz, hoje não...amanhã vou....lembrei que tinha gente acompanhando meu progresso e me dando força...ai era só um passo entre colocar o tênis e ir pro treino! Assim foi bem fácil!!

Como definir uma meta?

Primeiro....tenha na sua cabeça onde você quer chegar....quer perder peso? Quer ficar forte? Quer ficar tonificado? Quer só deixar de ser sedentário?

Segundo...pense dentro da sua rotina, o que é possível fazer...ou seja, se você tem pouco tempo, não adianta querer passar três horas malhando!

Terceiro...se de o direito de errar um dia...quer dizer que é para escolher um dia para fazer o errado? Não...quer dizer que se por acaso um dia você errar faltando no treino, comendo algo muito fora do aceitável, não é para se condenar...se achar o fracassado...é para repensar seu plano e ver onde você poderá compensar esse dia de erro ao invés de jogar tudo pro alto!

Quarto...sempre reavalie sua meta e seus planos...se nessa meta você não está chegando nem perto de onde você pretende, reavalie o que pode ser mudado...melhorado...simplificado...otimizado...entenda o que você pode fazer para estar no seu caminho certo!


Meta e Objetivo

Você precisa de metas para alcançar seus objetivos!
Ou seja...um objetivo (o meu, de perder peso e transformar massa gorda em magra) torna-se aparentemente mais difícil de ser realizado...mais distante...quando você não tem metas menores!
Minha primeira meta, foram 26 dias de treino contínuo...minha próxima meta, que por sinal, é a que estou executando agora, é de manter o corpo que consegui conquistar nos 26 primeiros dias...e melhorá-lo...como podem ver, não estou agora focada em perder peso...estou focada em melhorar meu corpo...como estou fazendo musculação, acabo demorando para perder peso...massss...isso não me incomoda e nem atrapalha meu objetivo final...seguindo essa meta, sei que vou alcançar meu objetivo! Percebe que se eu estivesse somente pensando no objetivo de perder peso, seria frustrante caso eu subisse na balança e o ponteiro não saísse do lugar?!

Da vontade de Desistir?

Da....no começo da sim...chega um ponto que você cansa...mas aí como eu já disse, entram seus amigos...mas não estou falando dos "amigos" que dizem...- Nossa, você está ótima! Se eu fosse você, nem me preocupava!.. Quando você sabe que não está...estou falando dos amigos que quando você disser...comecei a malhar...vão te dizer...- Isso ai! Se precisar de companhia pra caminhar, correr, pedalar, nadar...me chame!
Ou os que de longe te dizem: -Boraaaaaaa!


Companhia 

Tem gente que gosta de malhar sozinho (tipo eu e meu mp4)!
Tem gente que só consegue malhar acompanhado...conversando...sozinho não se sente capaz!
Se você precisa de alguém do seu lado literalmente...procure!
Uma coisa que me motivou muito, foi que enquanto eu postava fotos no Instagram (@maquiagemdedia) do famoso "estive na academia", outros insta's que eu sigo, postavam também os "estivemos na academia" "estivemos na pedra" "estivemos no muro" deles...e nossa...isso é muito bom...você está sozinho ali no seu espaço de treino, mas na cabeça, não!
Vale a pena procurar amigos que estejam na batalha também e de repente, se juntar a eles!

Como estou me avaliando

Claro que eu peso...massss...como meu foco hoje principal é tonificar o corpo, estou me baseando nas medidas...por quê?
Simples...nesse primeiro mês de dieta e exercícios...só perdi 1kg na balança...mas na fitaaaaa...já reduzi TODAS as minhas medidas...quer coisa melhor que isso?
Nem sempre o corpo mais leve, é mais bonito...nem sempre o corpo mais pesado, é mais bonito...tudo é relativo!
Um corpo mais pesado, porém, com mais músculos, é mais interessante (a meu ver), que um corpo mais leve, porém, com mais gordura!


Minhas Dicas para Cumprir suas Metas (emagrecer, engordar, hipertrofiar)

1. Não crie metas baseadas nas metas dos outros! Olhe pra você, para sua situação, para sua força de vontade e com base nisso, crie sua própria meta! Aquela que você sabe que pode alcançar!

2. Busque incentivo de pessoas que realmente gostem de você!

3. Tem roupas no armário que não servem, mas que você quer que voltem a servir? Tire todas da sua vista...esconda...quanto mais você olhar, mais vai pensar que não cabe mais ali...mais vai se chatear, mais vai se cobrar...a ansiedade vai só aumentando e já já você desconta na cozinha!

4. Registre suas mudanças...não gosta de pesar? Tire suas medidas!
Não tem fita métrica? Compre uma...custa 2 reais!
Não tem medo da balança? Se pese!
Não quer se basear em números? Fotografe seu corpo a cada 15 dias! Vai ser o jeito perfeito de ver o que está mudando ou não!

5. Não está dando certo? Ao invés de desistir, mude a meta!

6. Não consegue fazer nada disso sozinho? Procure ajuda profissional!

7. Invente maneiras de se manter na linha! Eu escolhi postar todo dia uma foto...tipo um "check in"...isso meio que me obrigava a ir só pra não quebrar o método...

8. Não faça pelos outros...faça por você!
Os mesmos amigos que te chamam de gordo, magro, feio, bonito...vão arrumar outros "apelidos" quando você estiver diferente...gente assim não muda...não fica feliz por você! Então ignore os que falam muito e se concentre em fazer (se for por você), de pouco em pouco!

9. Faça qualquer atividade...mas faça a que você goste! Fazer o que você gosta, deixa de se tornar obrigação, para se tornar agradável! Eu por exemplo...detesto correr...mas adoro bicicleta..faço toooooodos os dias 30 minutinhos pelo menos!

10. Comemore o final de cada meta!
Conseguiu?? Comemore!! Você deu duro! Merece se auto parabenizar!
Faça festa para você mesmo! Isso vai fazer com que você realmente sinta que cumpriu seu "dever" e você vai querer sentir isso novamente na próxima meta!


Em breve faço um post com o comparativo das minhas medidas e peso!
Beeeeijo e boraaaaaa!
Postar um comentário